sábado, 21 de junho de 2025

Como construir regras com a turma (e garantir que sejam respeitadas)



Estabelecer regras em sala de aula é uma necessidade — mas a forma como isso é feito faz toda a diferença. Regras impostas de cima para baixo tendem a gerar resistência. Já aquelas construídas com a participação dos alunos ganham outro peso: criam compromisso, senso de pertencimento e, o mais importante, funcionam.

Neste post, compartilho uma atividade prática para professores que desejam construir regras e procedimentos de forma colaborativa, logo nos primeiros dias de aula (ou como reinício, após momentos de conflito).


Atividade: Contrato de Convivência com Sentido

Uma proposta simples, eficaz e que reforça a autoridade do professor com base no diálogo, na escuta e na clareza de propósitos.

Tempo estimado:

1 aula (cerca de 50 minutos)

Objetivos:

  1. Construir coletivamente as regras da turma.
  2. Estimular a reflexão sobre convivência e respeito.
  3. Tornar os alunos coautores do ambiente escolar.
  4. Reforçar a autoridade como um vínculo, não como imposição.

Passo a passo da atividade

1. Comece com uma pergunta provocadora

No quadro, escreva:

“O que é necessário para que a nossa sala seja um lugar de aprendizagem e respeito?”

Deixe que a turma pense. A pergunta já direciona o foco: não é sobre o que “não pode fazer”, mas sobre o que é necessário para o coletivo funcionar.

2. Provoque uma tempestade de ideias

Forme duplas ou trios e peça que anotem:

  1. Três atitudes que ajudam o ambiente de aprendizagem;
  2. Três atitudes que atrapalham.

Você pode fornecer uma folha com duas colunas ou pedir que escrevam em post-its, por exemplo.

3. Sistematize com a turma

Recolha as ideias e escreva no quadro, agrupando por temas: respeito, organização, uso de celular, escuta, pontualidade, etc.

Aqui, conduza a discussão com perguntas-chaves:

  1. Por que essa atitude ajuda?
  2. Essa regra é clara para todos?
  3. Como ela poderia ser formulada de forma justa?


4. Elaborem o “Contrato da Turma”

Com base nas ideias do grupo, formule de 5 a 7 regras essenciais. Dê preferência a frases afirmativas e objetivas.

Evite:

✘ “Não usar celular.”

Prefira:

✔ “Guardamos o celular durante as explicações.”

Essa reescrita fortalece o senso de propósito, e não apenas a proibição.

5. Assinatura simbólica e compromisso coletivo

Transformem o contrato em um documento visível: pode ser um cartaz fixado na sala, uma folha plastificada ou até um mural digital (feito no Canva, por exemplo).

Todos assinam. E mais importante: combinem que esse contrato será revisitado após 30 dias, para ajustes, reflexões e reforço da responsabilidade coletiva.

Dica extra

Durante o semestre, quando surgirem conflitos ou resistências, volte ao contrato e pergunte:

“Essa atitude está em sintonia com o que a gente combinou?”

Essa retomada fortalece o papel do professor como alguém que escuta, acolhe e exige — ao mesmo tempo.

Por que essa atividade funciona?

Porque transforma regras em sentido. Porque valoriza a participação dos alunos. Porque estabelece um marco de convivência que não se baseia no medo, mas no respeito mútuo.


E, principalmente, porque reafirma a autoridade docente como aquilo que ela deve ser: presença coerente, justa e constante.

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