quinta-feira, 26 de junho de 2025

Aula tem que ser legal e divertida sempre? Cuidado com esse engano.

Nos últimos tempos, virou quase um mantra:
“O aluno só aprende se for divertido.”
“Aula tem que ser leve, dinâmica, gamificada, animada…”

E sim, é ótimo quando conseguimos criar momentos envolventes, experiências marcantes e atividades que encantam.
Mas vamos colocar os pés no chão?

📌 Nem todo aprendizado é divertido. E tudo bem.

Aprender também é se frustrar, revisar, insistir, errar, tentar de novo.
Tem aula que desconcerta. Tem conteúdo que exige esforço. Tem tema que pede silêncio e escuta.
E isso não é fracasso didático. É parte do processo.

👩‍🏫 Como professora, aprendi que aula boa não é sempre a mais divertida. É a mais intencional.
A que provoca. A que mobiliza pensamento. A que deixa marcas — mesmo que, na hora, o aluno diga “tá difícil”.

🌱 A escola não é um parque de diversões.
É um lugar de formação. E formar exige tempo, exige pausa, exige profundidade.

Não é sobre tornar tudo “legal”.
É sobre tornar tudo significativo.

E quando a gente entende isso, para de se sentir culpado por cada momento que não tem brilho de espetáculo.
E começa a valorizar o que realmente importa: o que o aluno leva dali, e não só como ele se sentiu na hora.

💬 A pergunta não é: “Foi divertido?”
A pergunta é: “Fez sentido? Fez pensar? Gerou transformação?”

A diversão pode (e deve) estar presente — mas não pode ser o único critério.
Porque nossa missão vai muito além do entretenimento.

#AulaComSentido #EducaçãoIntencional #NemSempreDivertida #ClioContaTudo

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