domingo, 20 de abril de 2025

📚 "Descobrimento?" do Brasil: uma atividade com memes para repensar a história

 Quem disse que História e Língua Portuguesa não podem caminhar juntas? Neste post, compartilho uma proposta de atividade interdisciplinar que une pensamento crítico, análise linguística e, claro, criatividade — tudo isso com o auxílio de memes!






A ideia é convidar os alunos a refletirem sobre o termo “descobrimento do Brasil”, questionando suas implicações históricas e linguísticas, e transformando esse debate em produção de conteúdo digital. Uma ótima forma de trabalhar a Competência Geral 5 da BNCC (Cultura Digital) e promover um olhar mais crítico sobre as narrativas tradicionais.

👩‍🏫 Para quem é essa atividade?

  • Séries indicadas: 8º ano do Ensino Fundamental ou 1ª série do Ensino Médio

  • Duração: 1 ou 2 aulas

  • Disciplinas envolvidas: História e Língua Portuguesa


🎯 Objetivos da atividade:

  • Compreender criticamente o uso do termo “descobrimento do Brasil”

  • Identificar o eurocentrismo presente nas narrativas históricas tradicionais

  • Produzir memes que expressem reflexões históricas e domínio linguístico


🌀 Etapas da atividade:

1. Roda de conversa e análise textual (História + LP)

Comece apresentando um texto crítico sobre o termo "descobrimento" — como aquele que explica que o Brasil já era habitado por milhões de indígenas muito antes da chegada dos portugueses.

Proponha questões como:

  • Quem já estava aqui em 1500?

  • Por que usamos o termo “descobrimento”?

  • Quem escreveu essa história?

  • Que palavras poderiam substituir “descobrimento”? (chegada, invasão, início da colonização…)

2. Estudo da linguagem dos memes (Língua Portuguesa)

Apresente exemplos de memes históricos e analise com a turma:

  • Uso da ironia

  • Intertextualidade com referências culturais

  • Diálogo entre linguagem verbal e não verbal

  • Impacto do humor e da crítica social na comunicação digital

3. Produção dos memes (História + LP)

Agora é hora de criar! Divida os alunos em duplas ou grupos. Cada equipe deve produzir 1 meme que critique, com bom humor e consciência histórica, o uso do termo “descobrimento”.

Ferramentas sugeridas:

  • Canva

  • Google Slides

  • Instagram Story (modo simulado)

  • Aplicativos de criação de memes como o Mematic

4. Apresentação e reflexão coletiva

Cada grupo apresenta seu meme para a turma e explica as escolhas de imagem, linguagem e mensagem.

Você pode montar um mural físico ou virtual com as produções para valorizar os alunos e espalhar reflexão pela escola!


💡 Sugestões de ideias para os memes:

  • 📷 Imagem de indígenas olhando para o mar, com a frase:
    "Ué, mas a gente já tava aqui!"

  • 🔄 Meme estilo Drake:

    • ❌ “Descobrimento do Brasil”

    • ✅ “Início da colonização”

  • 🐶 Meme do cãozinho musculoso vs. cãozinho fraco:

    • Musculoso: “500 povos indígenas organizados há milênios”

    • Fraco: “Pedro Álvares Cabral achando que descobriu alguma coisa”

  • 🗺️ Print do Google Maps com a frase:
    "Se já tem nome no mapa, não é descobrimento, né?"


💬 Para encerrar...

Essa atividade é uma forma divertida e crítica de mostrar que as palavras têm peso e que, muitas vezes, perpetuam visões de mundo que precisam ser revistas. Além de fortalecer a autonomia dos estudantes na produção de conteúdo, ela promove empatia, senso crítico e respeito às culturas originárias.

Se você gostou da proposta e quiser mais ideias como essa, acompanhe a Clio Conta Tudo nas redes sociais!
📌 História com propósito e criatividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de informar seu nome e série ao comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.