sábado, 3 de maio de 2025

Sequência Didática: Entrevista com Presidenciáveis da Eleição de 1989 (+IA)

Tema: Democracia e eleições no Brasil pós-ditadura

Ano sugerido: Ensino Médio
Duração: 2 a 3 aulas
Habilidades da BNCC:

  • (EM13CHS105) Analisar o processo de redemocratização do Brasil

  • (EM13CHS303) Discutir os diferentes projetos políticos e suas implicações

  • (EM13CHS502) Utilizar criticamente as tecnologias digitais de informação


Aula 1 – Contextualização e formação dos grupos

Objetivo: Apresentar o contexto histórico da eleição de 1989 e distribuir papéis entre os alunos.

  1. Explique o cenário:
    A primeira eleição direta para presidente após a ditadura. Fale dos principais candidatos: Lula, Collor, Brizola, Covas, Maluf, Enéas, entre outros.

  2. Formação dos grupos:
    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos:

    • 1 grupo será o jornalístico (entrevistadores)

    • Os demais serão representantes de um presidenciável

  3. Tarefa:
    Cada grupo escolherá um candidato e usará o ChatGPT para:

    • Levantar informações sobre o perfil político dele em 1989

    • Simular possíveis respostas que esse candidato daria a temas como: economia, corrupção, direitos sociais, educação

Dica: Oriente o uso do ChatGPT com prompts como:
“Quais eram as principais propostas de Leonel Brizola na eleição presidencial de 1989 no Brasil?”


Aula 2 – Simulação das entrevistas

Objetivo: Realizar a entrevista simulada entre os candidatos e o grupo jornalista.

  1. Organização da sala:
    Monte um “estúdio” de debate. O grupo jornalista apresenta os candidatos, faz as perguntas e media os tempos.

  2. Condução:
    Cada “candidato” responde com base nas pesquisas e respostas simuladas adaptadas do ChatGPT — mas de forma autoral e argumentativa.

  3. Critérios de avaliação:

  • Coerência histórica

  • Clareza na exposição

  • Capacidade de argumentar e contra-argumentar

  • Uso ético da IA (sem copiar e colar)


Aula 3 (opcional) – Análise crítica e metacognição

Objetivo: Refletir sobre o uso da IA, o processo eleitoral e as propostas apresentadas.

  1. Debate em roda:
    – O que vocês aprenderam sobre a eleição de 1989?
    – A IA ajudou? Em que sentido ela não pode substituir o estudo?
    – As propostas de 1989 ainda fazem sentido hoje?

  2. Produção escrita curta:
    Cada aluno escreve um parágrafo respondendo à pergunta:
    “Se você votasse em 1989, quem escolheria e por quê?”


Resultados esperados

  • Domínio do conteúdo histórico com aplicação crítica

  • Uso consciente e reflexivo da IA como apoio à aprendizagem

  • Fortalecimento da argumentação oral e escrita

  • Desenvolvimento de habilidades digitais conforme a BNCC?

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