Tema: Democracia e eleições no Brasil pós-ditadura
Ano sugerido: Ensino Médio
Duração: 2 a 3 aulas
Habilidades da BNCC:
-
(EM13CHS105) Analisar o processo de redemocratização do Brasil
-
(EM13CHS303) Discutir os diferentes projetos políticos e suas implicações
-
(EM13CHS502) Utilizar criticamente as tecnologias digitais de informação
Aula 1 – Contextualização e formação dos grupos
Objetivo: Apresentar o contexto histórico da eleição de 1989 e distribuir papéis entre os alunos.
-
Explique o cenário:
A primeira eleição direta para presidente após a ditadura. Fale dos principais candidatos: Lula, Collor, Brizola, Covas, Maluf, Enéas, entre outros. -
Formação dos grupos:
Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos:-
1 grupo será o jornalístico (entrevistadores)
-
Os demais serão representantes de um presidenciável
-
-
Tarefa:
Cada grupo escolherá um candidato e usará o ChatGPT para:-
Levantar informações sobre o perfil político dele em 1989
-
Simular possíveis respostas que esse candidato daria a temas como: economia, corrupção, direitos sociais, educação
-
Dica: Oriente o uso do ChatGPT com prompts como:
“Quais eram as principais propostas de Leonel Brizola na eleição presidencial de 1989 no Brasil?”
Aula 2 – Simulação das entrevistas
Objetivo: Realizar a entrevista simulada entre os candidatos e o grupo jornalista.
-
Organização da sala:
Monte um “estúdio” de debate. O grupo jornalista apresenta os candidatos, faz as perguntas e media os tempos. -
Condução:
Cada “candidato” responde com base nas pesquisas e respostas simuladas adaptadas do ChatGPT — mas de forma autoral e argumentativa. -
Critérios de avaliação:
-
Coerência histórica
-
Clareza na exposição
-
Capacidade de argumentar e contra-argumentar
-
Uso ético da IA (sem copiar e colar)
Aula 3 (opcional) – Análise crítica e metacognição
Objetivo: Refletir sobre o uso da IA, o processo eleitoral e as propostas apresentadas.
-
Debate em roda:
– O que vocês aprenderam sobre a eleição de 1989?
– A IA ajudou? Em que sentido ela não pode substituir o estudo?
– As propostas de 1989 ainda fazem sentido hoje? -
Produção escrita curta:
Cada aluno escreve um parágrafo respondendo à pergunta:
“Se você votasse em 1989, quem escolheria e por quê?”
Resultados esperados
-
Domínio do conteúdo histórico com aplicação crítica
-
Uso consciente e reflexivo da IA como apoio à aprendizagem
-
Fortalecimento da argumentação oral e escrita
-
Desenvolvimento de habilidades digitais conforme a BNCC?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de informar seu nome e série ao comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.