Em comemoração ao aniversário de Cuiabá, convidei meus alunos do 7º ano para uma aventura diferente: se tornarem viajantes do passado e registrarem suas impressões em diários de bordo criativos. A atividade uniu História, imaginação e pertencimento — ingredientes perfeitos para uma aula inesquecível.
Para essa proposta, estudamos o contexto das Grandes Navegações e discutimos como os diários de viagem ajudaram a construir visões sobre o “Novo Mundo”. A partir disso, propus aos alunos que se colocassem no lugar de exploradores que chegaram a Cuiabá em diferentes épocas, misturando dados históricos com suas impressões pessoais.
Eles escreveram textos como se estivessem vivendo em séculos passados, descrevendo paisagens, encontros com povos originários e os desafios da jornada. Tudo isso com muita liberdade criativa e carinho por nossa cidade.
Os textos ficaram incríveis! Alguns alunos criaram mapas à mão, outros ilustraram seus relatos ou até inventaram personagens fictícios para contar as histórias. A atividade foi um sucesso, estimulou a escrita, a pesquisa e a imaginação — e ainda fortaleceu o vínculo com a identidade cuiabana.
Se você é professor e também quer comemorar datas importantes de forma significativa, essa é uma ótima forma de unir conteúdo e criatividade.
Clio conta. Você transforma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de informar seu nome e série ao comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.