A Revolução de 1930 foi um movimento político e social que depôs o presidente Washington Luís e o vice-presidente Julio Prestes, eleitos nas eleições de 1 de março de 1930. O movimento foi liderado por Getúlio Vargas, que se tornou o primeiro presidente do Brasil do período conhecido como Era Vargas.
A Revolução de 1930 foi provocada por uma série de fatores, entre os quais a crise econômica mundial de 1929, a insatisfação com o domínio das oligarquias paulista e mineira sobre a política brasileira e a ascensão do movimento tenentista, que defendia reformas sociais e políticas.
O movimento revolucionário teve início em 3 de outubro de 1930, quando as tropas de Minas Gerais e Rio Grande do Sul invadiram o Rio Grande do Sul. Em 24 de outubro, Vargas assumiu a presidência provisória do Brasil.
A Revolução de 1930 teve um impacto profundo na história do Brasil. Ela marcou o fim do domínio das oligarquias sobre a política brasileira e o início de um período de reformas sociais e políticas. A revolução também contribuiu para o desenvolvimento do nacionalismo brasileiro e para a ascensão de Getúlio Vargas como uma figura política de destaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de informar seu nome e série ao comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.